– o manguito rotador é um conjunto de músculos que se insere (se liga) no ombro, e é composto por 4 músculos (subescapular, supra espinal, infra espinal e redondo menor)
– A lesão do manguito rotador (rotura) ou sua inflamação (tendinopatia, tendinite), é como se esses músculos se soltassem de onde eles se inserem, podendo gerar incapacidade funcional e dor, principalmente a noite ou após esforços.
– A dor pode começar de forma insidiosa (devagar e crescente) e se agravar conforme o tempo
– Nos estágios iniciais o tratamento clínico está indicado e apresenta bons resultados, quando realizado de maneira correta. Já em casos mais avançados o tratamento cirúrgico está indicado.
– O tratamento cirúrgico depende do grau de acometimento do manguito rotador, do perfil do paciente, entre outras características, sendo a indicação mais comum o reparo da lesão.
– O reparo do manguito rotador geralmente é realizado de maneira artroscopica, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo e com ótimos resultados. No procedimento de reparo, é como se amarrássemos o manguito rotador novamente na sua inserção (local de onde ele se desprendeu), para que a função do ombro volte ao normal.